12 de abr. de 2011

Experiências com biodigestor na Toca da Coruja

O tema de energia na permacultura é um dos mais importantes.  Na Toca da Coruja,  há alguns anos já estamos usando energia solar fotovolcaica para iluminação interna da casa e uso nas tomadas,  energia solar térmica para aquecimento da água do chuveiro (com aquecedor solar de baixo custo - vide www.sociedadedosol.org.br), o calor do sol para cozinhar em um forno solar e para desidratar alimentos.

Nossa mais nova aventura experimental é o consumo de gás produzido por um BIODIGESTOR.  O primeiro biodigestor que construímos foi em novembro de 2010 com o uso de uma caixa d´água de 350 litros, canos de PVC e plástico de esfufa.


Decidimos fazer um biodigestor conhecido como " biodigestor em batelada". Nos biodigestores em batelada a matéria orgânica é inserida toda de uma só vez e então ele é fechado de forma a não permitir a entrada de ar até que ocorra o processo de digestão anaeróbia. O biodigestor é aberto novamente só quando a produção de biogás cair, indicando que a matéria orgânica já foi decomposta e que pode ser feita a retirada da matéria restante e inserida nova carga.

Utilizamos, para a primeira batelada, capim  roçado.  Foi necessário cerca de um mês para a primeira leva de produção de metano.  Fizemos nossos primeiros testes e um litro de água ferveu em cerca de 10 minutos em ambiente aberto, com queimador improvisado.  Maravilha! Funcionou! Comemoramos com um chá de capim santo preparado com o biogás.

Agora estamos na segunda fase do experimento.  Para esta batelada,  usamos folhas e talos de margaridão ou flor do mel para recarregar o biodigestor.  Nos primeiros dois dias, a produção de gás carbônico foi imensa.  Liberamos para dar lugar ao metano.

Em breve, teremos novidades dessa experiência. 

Abraços,

Andrea e Fabio
www.sustentavelnapratica.net

Fotos que ilustram o processo de alimentação do biodigestor:

Alimentação do biodigestor com folhas e galhos de margaridão.

Colocou-se água no recipiente, o plástico e as garrafas com areia para servir de peso e não deixar o biogás escapar.
Biodigestor em funcionamento.

2 comentários:

  1. qual a proporção de água para plantas que vocês usaram? Tenho que realizar uma atividade e levar para escolas com biodigestor e pretendo usar um biodigestor de batelada pequeno para mostrar para as crianças. Agradeço a atenção, Parabéns pelo ótimo trabalho. Que Deus vos abençoe

    ResponderExcluir
  2. Oi Andrey, enchemos a caixa com folhas picadas e cobrimos com água. É difícil dizer a proporção exata, mas isso não é crítico no processo de decomposição anaeróbica (acho). Em tese, quando mais materia orgânica melhor. A água é importante para garantir a vedação e para manter o ambiente sem oxigênio.

    ResponderExcluir